Rafael Rocha

                

câmera/ diretor/criação          ----------------------------------------

Ligado às artes desde a adolescência, Rafael Rocha cresceu influenciado pela música e manifestações populares do Brasil. Teve seu início de carreira como músico percussionista e arte-educador na ACM Brasil (YMCA). Durante seu trabalho como educador fundou o Grupo de Maracatu Ilê Aláfia, projeto que ganhou o prêmio Itaú Unicef no ano de 2011, na categoria projeto de médio porte. 

Como músico percussionista e baterista tocou com artistas renomados na cena atual. Também fez parte do projeto MIMA MUSIC, financiado pelo Consulado Americano e pela Universidade de Princeton, onde foi facilitador musical e ministrou oficinas em diversas cidades do Brasil.

Trabalhou com grupos como Itãpua Beat, Aricia Mess, Cia de Artes Baque Bolado, Daniel Mã, Ilê Aláfia, Saloma Sallomão.  

Com formação técnica em direção pelo Instituto Kinoforum e Cinegrafismo pelo Instituto Criar de TV e Cinema, começou a trabalhar profissionalmente no ano de 2011, como operador de câmera em transmissão simultânea de shows e eventos. Também no ano de 2011 criou em parceria com outro sócios o selo Coletivo Concreto, projeto que une grandes artistas da música paulista e produz músicas e videoclipes para a Internet, com destaque para artistas como o rapper Black Alien.
De 2013 a 2014 trabalhou como cinegrafista no programa “Reclame” exibido na emissora MultiShow. No ano de 2015 foi contratado para dirigir e produzir mais de 20 vídeos para a Editora CARAS, projeto de migração da editora para revista digital.
Trabalhou na Grifa Filmes como diretor de fotografia e cinegrafista em séries e documentários, com destaque para a coprodução internacional “Novas Espécies – A Expedição do Século”, dirigido por Maurício Dias. Também participou da série “Arquitetos do Brasil”,dirigido pelo Hebert Henning, exibida pelo canal Curta!, e a série “Missões de Vida”,dir. Mara Mourão exibida pelo canal HBO.
Durante seus anos como freelancer, trabalhou em diversas produtoras, agências e emissoras de televisão operando, fotogrando e dirigindo filmes publicitários, séries, programas para TV, eventos sociais e shows – destacando seu trabalho para a B12 Filmes, que atende marcas como Disney, Outback, lançamentos dos filmes da franquia Marvel, além de produções para o YouTube e tambem destaque para o Longa Metragem "Carta Para Alem dos Muros" dirigido por Andre Canto exibido no Netflix.
Recentemente trabalhou com a produtora de conteúdo Medialand, que produz séries para plataformas como Netflix, Discovery Brasil, Discovery Turbo e TLC. Séries para a TV dirigida pelo Beto Ribeiro e Carla Albuquerque. Atualmente, Rafael Rocha é diretor da série “Makingtubers”, com 50 episódios de 24 minutos para a Play TV produzida pela Battaglia Filmes e também é Diretor da série Exploradores Do Mar 13 episósios de 29 min produzida pela Grifa Filmes que será exibida pela TV CULTURA.

"CRIATIVIDADE NA ERA AUDIOVISUAL"

________________________

Portfólio/         Cinegrafista...          ----------------------------------------

(Trabalhos realizados como operador de camêra/dir. de fotografia para a Medialand - dir. Beto Ribeiro, Carla Albuquerque - www.medialand.com.br)

________________________

(Trabalhos realizados como assistente de camêra/cinegrafista para a Grifa Filmes - dir Mauricio Dias, Hebert Henning, Mara Mourão - www.grifafilmes.com.br)

________________________

(Trabalhos realizados como assistente de camêra/cinegrafista para a Canto Produções Filmes - dir. Andre Canto - www.cantoproduoes.com.br)